Todo mundo usa, recusa imitações! Que brasileiro não conhece a Havaianas?
Havaianas é uma marca de sandálias brasileiras criada em 1962. Pertence à Alpargatas, uma das maiores empresas de calçados do mundo. A marca e seus produtos estão presentes em mais de 80 países. Desde o seu lançamento, já foram produzidos mais de 3,5 bilhões de pares de Havaianas.
Para criar as Havaianas, a inspiração foi a tradicional sandália de dedo japonesa Zori, com tiras de tecido e sola de palha de arroz. No lugar da palha, entrou a borracha, resistente e macia – feita para durar. O grão de arroz inspirou a textura da palmilha. O nome foi emprestado do Havaí, projetado por Hollywood como lugar dos sonhos dos anos 60.
Vendedores viajantes levavam Havaianas para cidades de todo o País dirigindo Kombis. A chegada deles era um acontecimento. Estacionavam em frente às lojas, e todos da cidade corriam para ouvir notícias da cidade grande e comprar seu par de Havaianas, que eram distribuídas em sacos plásticos.
Até 1969 só existiam as tradicionais Havaianas azuis e brancas. Um erro de maquinário produziu Havaianas verdes, que acabaram indo para o mercado. Problema? Nada. O povo amou.
Havaianas aproveitou a onda e começou a produzir pares ferrugem, amarelo e preto.
Em 1970 os conflitos armados mundiais dos anos 60 abriram caminho para cultura de Paz & Amor. O movimento hippie pregava uma vida livre de excessos de consumo, que fez os chinelos entrarem na moda. No Brasil, os jovens e os mais politizados entraram no clima, calçando Havaianas.
O que é bom, inevitavelmente é copiado. Para defender-se das cópias: Havaianas lança o slogan “Proteja-se das fajutas. Legítimas, só Havaianas. Não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro.“ O garoto propaganda era o humorista Chico Anysio. O termo “fajuta” pega. E entra para o dicionário Aurélio como sinônimo de produto falsificado e de má qualidade.
Em 1996 a Havaianas percebe que o brasileiro começa a customizar as Havaianas, virando a sola colorida para cima, para ter um modelo monocolor. Era sinal de que o individualismo característico dos anos 90 pedia sandálias para diferentes estilos. Havaianas capta o espírito do tempo e cria o modelo Top. Hoje são mais de 15 cores que… todo mundo usa.
Em 1998 as Havaianas começa cruzar fronteiras de maneira despretensiosa – literalmente dentro da mala das pessoas. Uns levavam como presente. Outros para vender informalmente. Fato é que as sandálias brasileiras começaram a cair no gosto de gente do mundo todo.
No ano seguinte as Havaianas continuam se espalhando pelo mundo. Começam a ser distribuídas oficialmente na Espanha, Portugal, Itália, França, Inglaterra, EUA, República Dominicana e Japão.
Em 2006 as Havaianas Slim vieram para agradar ainda mais as mulheres. Com tiras mais finas e delicadas, caíram no gosto do nosso público mais exigente e já são um ícone da marca.
Em 2009, com a missão de ajudar a conservar a biodiversidade dos mares brasileiros, a Havaianas faz uma parceria com a ONG Conservação Internacional apoiando projetos de conservação no arquipélago de Abrolhos. Tudo isso com 7% da venda das sandálias exclusivas do projeto revertida para a organização.
Em 2011 a Havaianas inicia uma parceria com a Disney em modelos exclusivos com os personagens desse mundo mágico.
A Sandália mais queridinha do Brasil é recorrentemente vista nas ruas e praias do Brasil e do mundo. Passeando nos pés de anônimos aos famosos, nacionais e internacionais:
Hoje existem tantas opções de cores, tamanhos, estampas e modelos e as sandálias conquistam a família inteira, em opções para todas as idades.
Ou melhor, quase toda a família, mas é certo que até quem não usa quer usar:
Ou agarrar
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